“O jornalismo não pode fugir do impacto dos acontecimentos, mesmo que haja notícias que possam chocar, e se as pessoas têm interesse em saber temos de contar”, deixou bem vincado o director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, numa conferência nas Caldas da Rainha sobre “O sensacionalismo nos media”. Falando perante quatro dezenas de alunos do 8º ano da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, que fizeram um “exercício de análise crítica da linguagem jornalística”, Octávio Ribeiro garantiu que o matutino “combate a curiosidade mórbida”, esclarecendo os estudantes que “se alguém morre de uma facada é fundamental não fingir que não aconteceu nada”. “As notícias no Correio da Manhã reflectem o que não é regra e o que sai da normalidade, e felizmente isso quer dizer que não nos deparamos com um crime em cada esquina”, sublinhou, exemplificando que não faria sentido o jornal fazer manchete dando nota que “saíram hoje 170 aviões do aeroporto da Portela e todos chegaram ao destino”. “O olhar do Correio da Manhã pretende ser o olhar português médio”, afirmou, destacando que nem todas as notícias têm que ser más, apesar de admitir que o jornal possui uma área muito forte que “mostra o pulsar do país ao nível da criminalidade”. O evento enquadrou-se no âmbito do trabalho realizado por alunos desta escola, de que resultou uma peça artística de grandes dimensões e que foi escolhida pelo Ministério da Educação para representar Portugal na Conferência Internacional “Promovendo a Inovação e a criatividade: as respostas das escolas aos desafios das sociedades do futuro”, organizada pela Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia. Francisco Gomes
Director do Correio da Manhã na EBI de Santo Onofre
25 de Junho, 2008
“O jornalismo não pode fugir do impacto dos acontecimentos, mesmo que haja notícias que possam chocar, e se as pessoas têm interesse em saber temos de contar”, deixou bem vincado o director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, numa conferência nas Caldas da Rainha sobre “O sensacionalismo nos media”. Falando perante quatro dezenas de alunos […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários