Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C

Óbidos homenageia Maria José Salavisa e Abílio de Mattos e Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Óbidos inaugura, a 14 de Junho, a partir das 17 horas, três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, duas personalidades incontornáveis na vida cultural do concelho. Será inaugurado o Centro de Design de Interiores, situado junto à Torre do Facho, que se destina a fomentar e desenvolver a arquitectura […]

Óbidos inaugura, a 14 de Junho, a partir das 17 horas, três espaços dedicados a Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa, duas personalidades incontornáveis na vida cultural do concelho. Será inaugurado o Centro de Design de Interiores, situado junto à Torre do Facho, que se destina a fomentar e desenvolver a arquitectura e o design de interiores, podendo ser utilizado para cursos, seminários, conferências e exposições relacionadas com esta área. É constituído por um auditório, uma pequena recepção, bar e uma sala onde se centraliza um centro de documentação electrónico e de divulgação de espólio pedagógico da arquitecta e pioneira da decoração em Portugal. Vão também ser inaugurados o Museu Abílio de Mattos e Silva e a Casa do Arco, local onde o casal viveu e que foi reformulado. O espaço designado por Museu Abílio de Mattos e Silva, na Praça de Santa Maria, tem como razão de existência o espólio da obra do artista, no âmbito da cenografia, figurinismo, ilustração e design gráfico, pintura e desenho. A homenagem a Maria José Salavisa passa ainda pela exposição Percursos, que ocupa a Galeria Nova Ogiva e a praça da Igreja de Santa Maria. Nestes espaços, estão patentes trabalhos de sete consagrados artistas portugueses representantes dos anos oitenta. Realiza-se ainda a exposição Gosto Maior, na Galeria do Pelourinho, que mostra a obra de design de interiores de Maria José Salavisa. Abílio de Mattos e Silva nasceu no Sardoal, tendo vivido em Óbidos até ao período em que iniciou os estudos universitários em Coimbra. Tendo revisitado Óbidos de forma constante na sua pintura, desenho e na escrita, amou a vila a quem foi legada a casa onde viveu. Maria José Salavisa nasceu e cresceu num mundo de cultura, que mais se afirmou com o seu casamento com Abílio de Mattos e Silva. A música e as artes visuais eram o seu envolvimento natural. Óbidos cruzou-se no seu caminho e ali ficou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol