Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Plano de Ordenamento do Oeste em discussão pública

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até 4 de Agosto encontra-se em discussão pública o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), abrangendo as sub-regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo que, em conjunto, acolhem mais de 800 mil habitantes distribuídos por 8 792 quilómetros quadrados e 33 municípios dos distritos de Leiria, […]
Plano de Ordenamento do Oeste em discussão pública

Até 4 de Agosto encontra-se em discussão pública o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), abrangendo as sub-regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo que, em conjunto, acolhem mais de 800 mil habitantes distribuídos por 8 792 quilómetros quadrados e 33 municípios dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa. O documento foi elaborado ao longo de 18 meses, com a participação de entidades regionais e nacionais representadas na Comissão Mista de Coordenação (CMC), em 11 reuniões plenárias e 26 reuniões dos grupos de trabalho. As equipas técnicas, constituídas por entidades e especialistas em cada área, fizeram uma análise de cada sector, quer a nível do diagnóstico, quer da visão e das opções estratégicas do plano, da agricultura à sócio-economia, do turismo à conservação da natureza e à mobilidade. Pela primeira vez foi feito um diagnóstico das questões energéticas da região, o que permitiu concluir que o Oeste e Vale do Tejo tem potencial para aumentar até 40 por cento a sua autonomia energética, com base em fontes próprias e renováveis (80% na electricidade). O documento agora submetido à discussão pública traça o diagnóstico do Oeste e Vale do Tejo e propõe uma visão e opções estratégicas para o seu desenvolvimento na próxima década. O plano será entregue ao Governo em Setembro deste ano e vigorará por dez anos a partir da sua publicação. Foram estudados quatro eixos estratégicos, fundados essencialmente na competitividade (eixo 1 – ganhar a aposta da inovação, competitividade e internacionalização), na valorização (eixo 2 – potenciar as vocações territoriais num quadro de sustentabilidade ambiental), na qualidade (eixo 3 – concretizar a visão policêntrica e valorizar a qualidade de vida urbana) e na multifuncionalidade (eixo 4 – descobrir as novas ruralidades). Prevê-se o investimento de 2,8 mil milhões de euros nos principais projectos, ao longo dos dez anos de vigência. A execução do plano terá uma comissão de acompanhamento, apoiada por um observatório. Entre os projectos propostos está a ligação ferroviária entre o Novo Aeroporto de Lisboa e a linha do Norte (Cartaxo/Santarém), eventualmente aproveitando parte do canal da linha de Setil, criando-se assim um novo eixo de desenvolvimento para o interior e a modernização da linha do Oeste. O documento do PROT-OVT pode ser consultado em http://consulta-protovt.inescporto.pt. Neste endereço está disponível também um formulário para apresentação de contributos por todos os interessados em participar. Vão ainda ser promovidas três sessões públicas descentralizadas, abertas a todos os interessados, um delas no Oeste, a 5 de Junho, pelas 18h30, no Auditório Municipal do Bombarral. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos