Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
23° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

“É a expressão da vitalidade cultural da cidade”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cavaco Silva inaugurou CCC O Presidente da República inaugurou oficialmente o Centro Cultural e de Congressos (CCC) no feriado Municipal das Caldas da Rainha, debaixo de aplausos da população, a quem se dirigiu com um aceno de braço à chegada, distribuindo apertos de mão durante o seu percurso até à entrada do edifício e depois […]

Cavaco Silva inaugurou CCC O Presidente da República inaugurou oficialmente o Centro Cultural e de Congressos (CCC) no feriado Municipal das Caldas da Rainha, debaixo de aplausos da população, a quem se dirigiu com um aceno de braço à chegada, distribuindo apertos de mão durante o seu percurso até à entrada do edifício e depois retribuiu o mesmo gesto à saída, onde teve a necessidade de se pendurar na porta do carro para de despedir dos caldenses, num gesto que fez lembrar a campanha para a sua eleição. O CCC, num investimento já pago de 18 milhões de euros, metade com comparticipação europeia, foi o mote para o Presidente da República o considerar “a expressão da vitalidade cultural da cidade, que sempre teve capacidade para atrair forasteiros e visitantes”. Cavaco Silva apontou que as Caldas da Rainha têm sido ao longo dos tempos uma “cidade das artes” atraindo artistas, escritores, ceramistas, dando como exemplo o pintor José Malhoa. “Estes equipamentos são muito importantes como factor de desenvolvimento regional. É um equipamento que potencia uma série de actividades culturais”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes. “É um belo investimento e agora estamos com o desafio de ter conteúdo”, referiu. Já o presidente da autarquia, Fernando Costa, lembrou que pelas Caldas da Rainha passaram Rafael Bordalo Pinheiro, José Malhoa, João Fragoso, António Duarte e outros artistas que deram expressão cultural à cidade. Fernando Costa indicou que o CCC tem capacidade para “todo o tipo de espectáculos” elevando desta forma “o nível cultural da região”. O CCC possui um dos maiores palcos do país (600 metros quadrados) e capacidade máxima de 660 lugares. No grande auditório, além da realização de concertos tradicionais será possível criar um espaço multifuncional, semelhante às arenas de circo. Esta versatilidade é única em Portugal, podendo a sala ser ainda transformada num espaço mais pequeno, com bancadas amovíveis que podem ser substituídas por um palco central. Além da sala maior, existem outros espaços multifuncionais que permitem acolher outros eventos, como um café-teatro com palco e um pequeno auditório, com uma bancada retráctil que permite criar uma zona ampla para “concertos, performances artísticas e projectos multidisciplinares”. Associado a estas valências, além de um parque de estacionamento com 350 lugares, o CCC conta com uma galeria de arte para exposição de colecções temporárias. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural no Bairro da Ponte está a ser pintado por crianças

O muro da ponte sobre o caminho de ferro que une as duas freguesias da cidade das Caldas da Rainha, no Bairro da Ponte, está agora a ser utilizado como espaço criativo para as crianças pintarem, englobadas em atividades de ATL.

mural 1

Detido com faca após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

parque1 1

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1