A primeira incorporação no antigo RI5 – Regimento de Infantaria nº 5 (actual ESE-Escola de Sargentos do Exército) das Caldas da Rainha vai realizar uma festa no aquartelamento para assinalar os 54 anos passados desse momento, vivido por 301 soldados, que cumpriram seis semanas de recruta e 18 meses de tropa. A comissão organizadora, constituída por Manuel Suspiro, Eurico do Coito, António Próspero e Manolo Bragança, resolveu recordar o ano de 1954, altura da entrada dos primeiros recrutas no quartel das Caldas. Este poderá ser a última comemoração, uma vez que mais de metade dos ex-militares já faleceu e muitos sofrem doenças que os impedem de participar no convívio, que se realizará no dia 11 de Maio. Apadrinhado pelo actual comandante da ESE, o evento terá início pelas dez da manhã e incluirá homenagem aos mortos pela Pátria, almoço, bolo de aniversário e animação musical. A organização irá oferecer à ESE uma peça em vidro com uma mensagem e o dístico do RI5. Haverá também lembranças para os participantes, entre antigos militares e seus familiares. São esperadas cerca de 200 pessoas nesta confraternização, onde virão de novo à memória as recordações da época, como a história de como escaparam de ir para as colónias ultramarinas devido à avaria do barco que os iria levar. Segundo a organização, apenas um dos recrutas acabaria por seguir a carreira militar, tornando-se capitão. É José Sobrinho, de Salir de Matos. Francisco Gomes
Primeiros recrutas no antigo quartel das Caldas voltam a encontrar-se

Últimas
Artigos Relacionados
Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências
A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
0 Comentários