Decorreram trinta e quatro anos, mas para Rocha Neves, homem do 25 de Abril, que fez parte do comando do Regimento de Infantaria nº 5 das Caldas da Rainha, parece que foi há dias. O coronel não esconde a emoção e considera o “16 de Março”, uma data impulsionadora para a Revolução dos Cravos. Por fazer parte da Associação 25 de Abril, Rocha Neves foi convidado para uma tertúlia na Universidade Sénior Rainha D. Leonor, no passado dia 24. O coronel, que foi preso durante o Golpe das Caldas a 16 de Março, falou sobre as suas vivências e conhecimentos. Num espaço de reflexão, a memória do orador deliciou os presentes. Alguns daqueles que assistiram à tertúlia e que também viveram o 25 de Abril, aproveitaram para falar sobre o episódio, trocando memórias que se generalizam quando se fala sobre a revolução que marcou a vida dos portugueses. A importância do 25 de Abril foi sublinhada por Rocha Neves como “o princípio da liberdade”. Valores como a liberdade e a abertura de Portugal para o mundo foram alguns dos pontos referidos. Num balanço de 34 anos depois, o coronel disse que é necessário “reciclar” o 25 de Abril “no bom sentido, para outros movimentos impulsionadores”. “O sonho, simples, consistia em implementar os três ‘D’ – desenvolver, democratizar e descolonizar. Democratizar já fizemos, descolonizar, mal ou bem também se fez, mas desenvolver é uma coisa de sempre”, sublinhou. Marlene Sousa
Militar de Abril em tertúlia na Universidade Sénior

Últimas
Artigos Relacionados
Competições de hóquei em patins
O Hóquei Clube das Caldas tem várias equipas em competição em hóquei em patins. No dia 23 de março, pelas 11h00, os escolares recebem, no pavilhão da Mata, o Sporting Clube de Tomar, depois de no passado domingo terem jogado na casa do Hóquei Clube de Turquel.
Dia Digital e Telessaúde
A Unidade Local de Saúde do Oeste, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai promover o Dia Digital e Telessaúde, na Sala de Formação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Bombarral, no dia 26 de março, a partir das 10h00.
Almoço de antigos alunos
O almoço dos antigos alunos da escola primária do Sobral do Parelhão, no Bombarral, vai ter lugar no dia 30 de março, pelas 13h00, numa iniciativa da Sociedade Recreativa Sobralense, onde o evento se realizará.
0 Comentários