A enfermeira e especialista em Saúde Infantil, Teresa Bilhastre, esteve na passada segunda-feira na Escola Básica 2-3 D. João II das Caldas da Rainha a fazer um levantamento dos Índices de Massa Corporal (IMC) de alguns alunos, docentes e auxiliares de educação. Numa amostra de 45 crianças estudadas, sete apresentaram excesso de peso e duas manifestaram obesidade. Num total de cinco adultos, dois apresentaram obesidade. Para a enfermeira os resultados são muito preocupantes, nomeadamente nos mais jovens, porque “estamos a falar de crianças dos 11 e 15 anos”. Teresa Bilhastre considera urgente tomar medidas que incentivem estas crianças e jovens a movimentarem-se regularmente, a par de uma alimentação equilibrada. Esta iniciativa, no âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, insere-se na acção “Escola Saudável”, desenvolvida pela Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), em parceria com o Governo Civil de Leiria. O projecto contou ainda com o apoio da Sub-Região de Saúde de Leiria, que convidou o Centro de Saúde das Caldas da Rainha a participar. “Foi pedido que nós colaborássemos para que haja uma despistagem da obesidade, portanto estamos a registar a idade, o peso e a altura, das crianças depois fazemos o cálculo do IMC”, explicou a enfermeira. Mediante os valores (normal, baixo peso, excesso de peso e obesidade), a profissional de saúde deu uma pequena aula de formação a cada aluno, que passou pela importância de uma alimentação saudável, acompanhada pela actividade física. O objectivo, segundo Teresa Bilhastre, é fazer o “despiste de obesidade infantil e após esta sessão de sensibilização, voltar em 2009 a estudar as mesmas crianças para fazer uma comparação dos resultados”. Segundo esta profissional de saúde, a obesidade é já considerada a epidemia do século XXI, com destaque para a obesidade infantil, “um problema de saúde pública”, que deve ser combatido precocemente pelos riscos que acarreta. “A escola desempenha um papel importante no processo de aquisição de estilos de vida saudáveis”, disse Teresa Bilhastre. Segundo Fernanda Barahona, professora responsável pelo projecto “Escola Promotora de Saúde”, nesta iniciativa a APMA distribuiu maçãs de Alcobaça e sumo natural aos alunos. Marlene Sousa
Crianças da D. João II aprendem a ter uma alimentação saudável
7 de Maio, 2008
A enfermeira e especialista em Saúde Infantil, Teresa Bilhastre, esteve na passada segunda-feira na Escola Básica 2-3 D. João II das Caldas da Rainha a fazer um levantamento dos Índices de Massa Corporal (IMC) de alguns alunos, docentes e auxiliares de educação. Numa amostra de 45 crianças estudadas, sete apresentaram excesso de peso e duas […]

Crianças da D. João II aprendem a ter uma alimentação saudável
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Jovens empreendedores dinamizam No Ar Insufláveis
Henrique Coelho e Tatiana Tomé são dois jovens empreendedores que fundaram nas Caldas da Rainha a No Ar Insufláveis, dedicada à área de entretenimento infantil.
Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia
A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.
Trocar papel velho por plantas
Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.
0 Comentários