Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Crianças da D. João II aprendem a ter uma alimentação saudável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A enfermeira e especialista em Saúde Infantil, Teresa Bilhastre, esteve na passada segunda-feira na Escola Básica 2-3 D. João II das Caldas da Rainha a fazer um levantamento dos Índices de Massa Corporal (IMC) de alguns alunos, docentes e auxiliares de educação. Numa amostra de 45 crianças estudadas, sete apresentaram excesso de peso e duas […]
Crianças da D. João II aprendem a ter uma alimentação saudável

A enfermeira e especialista em Saúde Infantil, Teresa Bilhastre, esteve na passada segunda-feira na Escola Básica 2-3 D. João II das Caldas da Rainha a fazer um levantamento dos Índices de Massa Corporal (IMC) de alguns alunos, docentes e auxiliares de educação. Numa amostra de 45 crianças estudadas, sete apresentaram excesso de peso e duas manifestaram obesidade. Num total de cinco adultos, dois apresentaram obesidade. Para a enfermeira os resultados são muito preocupantes, nomeadamente nos mais jovens, porque “estamos a falar de crianças dos 11 e 15 anos”. Teresa Bilhastre considera urgente tomar medidas que incentivem estas crianças e jovens a movimentarem-se regularmente, a par de uma alimentação equilibrada. Esta iniciativa, no âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, insere-se na acção “Escola Saudável”, desenvolvida pela Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), em parceria com o Governo Civil de Leiria. O projecto contou ainda com o apoio da Sub-Região de Saúde de Leiria, que convidou o Centro de Saúde das Caldas da Rainha a participar. “Foi pedido que nós colaborássemos para que haja uma despistagem da obesidade, portanto estamos a registar a idade, o peso e a altura, das crianças depois fazemos o cálculo do IMC”, explicou a enfermeira. Mediante os valores (normal, baixo peso, excesso de peso e obesidade), a profissional de saúde deu uma pequena aula de formação a cada aluno, que passou pela importância de uma alimentação saudável, acompanhada pela actividade física. O objectivo, segundo Teresa Bilhastre, é fazer o “despiste de obesidade infantil e após esta sessão de sensibilização, voltar em 2009 a estudar as mesmas crianças para fazer uma comparação dos resultados”. Segundo esta profissional de saúde, a obesidade é já considerada a epidemia do século XXI, com destaque para a obesidade infantil, “um problema de saúde pública”, que deve ser combatido precocemente pelos riscos que acarreta. “A escola desempenha um papel importante no processo de aquisição de estilos de vida saudáveis”, disse Teresa Bilhastre. Segundo Fernanda Barahona, professora responsável pelo projecto “Escola Promotora de Saúde”, nesta iniciativa a APMA distribuiu maçãs de Alcobaça e sumo natural aos alunos. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta