No dia 25 de Abril realizou-se no Bairro Senhora da Luz, em Óbidos, o II Torneio de Chinquilho organizado pelo Sport Clube do Bairro, uma associação que aposta na cultura, no desporto e no entretenimento e que muito tem feito pela dinamização de actividades e organização de eventos para os habitantes e visitantes desta aldeia. O Bairro Senhora da Luz é uma terra rica em tradições que têm sido conservadas pelos seus dedicados habitantes, contribuindo, desta forma, para o enriquecimento da cultura local. O jogo do chinquilho é uma das manifestações culturais que o povo deste lugar tem preservado e divulgado de geração em geração e que ainda hoje perdura. Este torneio decorreu no parque de jogos onde está a ser construído um campo de futebol de cinco, de relva sintética. Em breve será também para construir um parque infantil com aparelhos lúdicos e de diversão para crianças e um campo de futebol de praia. No torneio participaram catorze jogadores de todas as idades, desde os dezoito até aos oitenta anos. A maior parte dos participantes são moradores do Bairro Senhora da Luz, no entanto, participaram também alguns jogadores de fora. Na parte da manhã jogou-se a primeira fase com dois grupos de sete jogadores tendo sido apurados quatro jogadores de cada grupo para a segunda fase. Nesta primeira fase, e nos dois grupos, todos os participantes se defrontaram entre si. A segunda fase com oito jogadores apurados, realizou-se ao início da tarde da qual se apuraram quatro finalistas que disputaram a meia-final e a final. Benjamim Cascão defrontou Miguel Oliveira e Carlos Eusébio defrontou Fernando Neto. Nestes torneios em geral e para esta associação em particular, a classificação é o que menos interessa uma vez que o divertimento, a animação e o convívio são os elementos de maior relevo. Mas para que fique registado, divulgamos o nome dos três primeiros: 1º Carlos Eusébio, 2º Benjamim Cascão e em 3º Fernando Neto. O torneio terminou ao final da tarde com um jantar para todos os participantes e organizadores deste evento. Esta iniciativa é o exemplo de como uma pequena aldeia do concelho de Óbidos consegue manter as tradições mais antigas, demonstrando a outras associações que é possível recuperar aspectos da história e cultura local. Ruy Belo escreveu um dia um poema que ilustra as sensações e os encantos deste jogo maravilhoso onde se lança “a malha como quem num gesto joga a vida”. Miguel Oliveira
II Torneio de Chinquilho do Sport Clube do Bairro
Últimas
Artigos Relacionados
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu
Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.
0 Comentários