O trabalho realizado por alunos do 8º ano da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, sobre “notícias alarmistas nos jornais”, obteve o galardão europeu de inovação e criatividade em educação, promovido pela presidência eslovena da União Europeia. O projecto representará Portugal no certame “Promovendo a inovação e a criatividade: as respostas das escolas aos desafios das sociedades do futuro”. Uma nova versão deste trabalho, divulgado há duas semanas pelo JORNAL DAS CALDAS, estará brevemente exposto na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, encontrando-se a ser realizado um vídeo sobre este projecto. Recorde-se que foram concebidas quarenta telas, preenchidas com seis mil recortes de jornais, com notícias que os alunos, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, consideraram “alarmistas, promotoras de indignações deslocadas ou alarmes sem fundamento”. O resultado foi uma instalação, designada “Tempo Real”, patente no átrio da escola. “O gosto irreprimível pelo macabro nos media apresenta-nos um tempo que simplesmente não é real. Todos os dias acontecem coisas más e boas. As más preenchem a quase totalidade das notícias. Felizmente, como todos sabemos, existe vida para além dos jornais. E esse é que é o tempo real”, referiu a organização da iniciativa. O trabalho acabou por ser “um exercício de análise crítica da linguagem jornalística”. “Procurou-se equipar os miúdos com uma habilitação crítica para surpreenderem os recursos retóricos e as figuras de estilo pretensamente noticiosas que actualmente procuram amplificar o pavor das notícias, com os mais exorbitantes e injustificados fundamentos”, descreveu. “Mau jornalismo é, por exemplo, o aproveitamento macabro dos detalhes de um homicídio. Descer às perícias, às minúcias e repeti-las. Este projecto visa sublinhar como se torna indispensável, hoje em dia, dispor de um ponto de vista crítico, para calmamente discernir as numerosas tragédias humanas que vamos conhecendo através dos media”, adiantou. “São muitos os estudos sobre a influência sobre as crianças da explicitação da violência nos Media, com resultados díspares. O que importa aqui realçar é que muitas das descrições que acompanham as notícias têm pormenores e termos de arrepiar, de muito duvidoso valor informativo”, comentou um professor ao ver a exposição. Francisco Gomes
Trabalho da EBI de Santo Onofre sobre “notícias alarmistas” premiado pela União Europeia
Últimas
Artigos Relacionados
Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio
O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.
Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores
Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.
Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa
“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.
0 Comentários