A empresa portuguesa Eneólica está a desenvolver ao largo da praia da Almagreira, em Peniche, um projecto-piloto de produção de energia a partir das ondas, usando tecnologia pioneira em todo o mundo que está a ser instalada no fundo do mar. O objectivo é, dependendo da viabilidade técnica e financeira, a partir do final de 2009 criar, em Peniche, um grande parque mundial de energia das ondas e entrar numa fase de exploração comercial do projecto com uma potência instalada entre os 50 e os 100 megawatts (MW). Nessa altura, o investimento ascenderá a 100 milhões de euros e colocará Portugal na linha da frente no segmento da produção mundial de energia a partir do movimento das ondas. Agora, os equipamentos são transportados da Finlândia por arrastões até ao Porto de Peniche e montados nos Estaleiros Navais da cidade, para daí serem levados para a Almagreira, onde em Abril de 2007 foi instalada a primeira e única máquina «Wave Roller», a 20 metros de profundidade e a 500 milhas da praia. A tecnologia foi criada pela empresa finlandesa AW Energy e, além de Peniche, está a ser testada pelo Centro Europeu de Energia Marítima (Orkney), ao largo do mar da Escócia. Com um investimento entre 3 a 4,5 milhões de euros, o projecto-piloto deverá estar concluído em finais de 2009 com a instalação de dezenas de máquinas que permitirão ter uma potência total instalada de 1 MW, suficientes para produzir até 2 GW/ano que, por sua vez, serão capazes de abastecer um aglomerado com cerca de dois mil habitantes. A rentabilidade financeira associada à produção é ainda imprevisível, tendo em conta que os projectos existentes de energia das ondas estão todos numa fase embrionária de demonstração. A Eneólica opera na área das energias renováveis dentro do Grupo Lena, integrando a sub-holding Lena Ambiente e Energia.
Produção de energia a partir das ondas de Peniche
19 de Março, 2008
A empresa portuguesa Eneólica está a desenvolver ao largo da praia da Almagreira, em Peniche, um projecto-piloto de produção de energia a partir das ondas, usando tecnologia pioneira em todo o mundo que está a ser instalada no fundo do mar. O objectivo é, dependendo da viabilidade técnica e financeira, a partir do final de […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários