“As mil e uma noites” foi o tema escolhido pela Biblioteca Municipal do Cadaval (BMC)para dinamizar mais uma “Hora do Conto”, iniciativa anual de promoção de hábitos de leitura, que tem feito sucesso junto das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Este ano, a acção, que arrancou a 25 de Fevereiro, foi deslocada para uma antiga adega, onde a BMC construiu o cenário em que “duas odaliscas e um vendedor de tapetes” irão fazer o imaginário infantil voar até ao “reino das arábias”… Para além de assistirem à leitura do conto, que será narrado por “duas odaliscas” (funcionárias da biblioteca municipal), os mais pequenos contarão, também, com a presença de “um vendedor de tapetes” que lhes dará oportunidade de conhecer o alfabeto árabe, de aprender a escrever o seu nome nessa língua, e de travar contacto com algumas palavras de origem muçulmana, uma influência, aliás, que deixou também marcas no concelho do Cadaval. Esta actividade, por seu turno, será dinamizada por um elemento do Museu Municipal do Cadaval, havendo ainda a possibilidade das crianças participantes efectuarem uma visita às instalações do Museu ou do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas. A nível cénico, a decoração da Hora do Conto não poderia ser mais realista e apelativa, a julgar pelos diferentes adereços presentes, desde tapetes, candelabros, candeeiros, tecidos, mantas, velas, queimadores de incenso, lamparinas, passando pela recriação do deserto (areal, vegetação desértica) e ainda pinturas alusivas diversas, a que se vem juntar, por último, o som-ambiente da música tradicional árabe, que completa, assim, a lendária ambiência das “mil e uma noites”. A iniciativa conta com duas a três sessões por dia, de cerca de 45 minutos cada. Após um pequeno intervalo, devido às férias lectivas da Páscoa, a Hora do Conto prosseguirá até início de Maio. Apesar da acção se destinar prioritariamente às escolas e jardins-de-infância do concelho cadavalense, as instituições de ensino de fora do concelho que queiram participar podem contactar a BMC para averiguar da disponibilidade para o efeito.
Hora do Conto leva mil e uma noites” ao Cadaval
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários