Encontros Internacionais de Estudantes das Artes da Animação Workshops, espaços de visionamento, VideoJaming, seminários, conferências, exposições e espectáculos, com convidados nacionais e internacionais de renome, fizeram parte da terceira edição do FIRST – Encontros Internacionais de Estudantes das Artes da Animação, um dos eventos anuais que a ESAD – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha promove, no âmbito do curso de Som e Imagem (departamento de Animação). De 10 a 13 de Março o cinema de animação esteve em destaque na ESAD, onde foram apresentadas as mais relevantes obras produzidas por escolas de arte e animação. Este evento trouxe a esta escola de artes meia centena de filmes realizados por estudantes de Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Polónia, Japão, Noruega, Sérvia, Alemanha, Rússia, Ucrânia e Eslovénia. Segundo a organização, os encontros procuram apresentar as mais relevantes obras produzidas por escolas de arte e animação de todo o mundo, valorizando o carácter artístico, irreverente, inteligente e experimental, das obras de animação realizadas por estudantes. Na sessão de abertura, a Directora da ESAD, Cidália Macedo, disse que a iniciativa “procura a envolvência exterior, afirmando a ESAD como uma escola de referência”. Para esta responsável os é necessário os participantes estarem preparados para os “elogios mas sobretudo para as críticas”. Fernando Galrito, docente de Animação e mentor do FIRST, que conta com a colaboração de outros professores e de alunos de vários cursos da escola, falou da importância deste evento no mundo da linguagem artística. Para este docente, “são encontros de estudantes enquanto pesquisadores e pessoas que não querem estar paradas e fechadas neste mundo e querem estar na vanguarda daquilo que se faz”. A conferência inaugural foi proferida por Emanuel Pimenta, arquitecto, urbanista e compositor de música erudita contemporânea. Além de um extenso programa, a terceira edição do festival contou com as exposições “Pintura em Movimento”, de José Xavier, desenhos e story board de Regina Pessoa e “Marilyn”, uma instalação interactiva de Fernando Nabais. Marlene Sousa
ESAD
Últimas
Artigos Relacionados
Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio
O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.
Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores
Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.
Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa
“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.
0 Comentários