Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Câmara do Bombarral presta homenagem às mulheres

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal do Bombarral assinalou a 7 de Março o Dia Internacional da Mulher, com a realização de um debate cujo tema foi “As Mulheres Após o 25 de Abril”. Organizado pelo Gabinete da Acção Social da autarquia, o evento contou com a participação de Maria do Rosário Fidalgo, em representação da Comissão para […]
Câmara do Bombarral presta homenagem às mulheres

A Câmara Municipal do Bombarral assinalou a 7 de Março o Dia Internacional da Mulher, com a realização de um debate cujo tema foi “As Mulheres Após o 25 de Abril”. Organizado pelo Gabinete da Acção Social da autarquia, o evento contou com a participação de Maria do Rosário Fidalgo, em representação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Géneros (CIG), e de Ana Coucello, presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Perante uma plateia de cerca de meia centena de pessoas, a primeira oradora começou por abordar as várias etapas do mecanismo nacional para a igualdade, que culminaram com a criação da CIG, substituindo a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Maria do Rosário Fidalgo falou sobre os Planos Nacionais para a Igualdade e Contra a Violência Doméstica e apresentou as datas mais relevantes desta luta pela igualdade entre homens e mulheres. No caso português, o primeiro passo para a igualdade de géneros foi dado logo após a “Revolução dos Cravos” com a publicação, entre 1974 e 1975, de três diplomas que abriram o acesso das mulheres a todos os cargos e a abolição de todas as restrições baseadas no sexo quanto à capacidade eleitoral. Ana Coucello começou a sua intervenção, recordando a forma como as mulheres eram tratadas antes do 25 de Abril. Segundo esta responsável, as mulheres não podiam exercer determinadas profissões, não podiam deslocar-se ao estrangeiro sem autorização do marido, não tinham direito ao espaço público e podiam inclusive ser mortas em caso de adultério sem qualquer intervenção da Justiça. Regressando ao presente, a presidente da Plataforma abordou alguns problemas que estão a preocupar esta associação, como é o caso do tráfico de seres humanos e da violência doméstica, defendendo por isso a existência de mais Casas de Abrigo para mulheres violentadas e uma legislação mais adequada. Mostrou-se igualmente preocupada com a disparidade existente no mercado de trabalho, afirmando que continuam a existir desigualdades entre homens e mulheres ao nível das promoções na carreira e nos salários. Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal, por intermédio do presidente Luís Camilo Duarte, homenageou todas as funcionárias da autarquia oferecendo uma flor a cada uma delas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos