Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
18° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
18° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Deputados criticam corte de árvores na Quinta da Boneca

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
David Geraldes, deputado do PSD na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, criticou “o corte massivo de árvores e desmatação de uma assinalável área na zona da Quinta da Boneca”. “Contactados os Serviços Florestais, informaram que desconheciam tal operação”, referiu David Geraldes, que teve “conhecimento informal” que a fiscalização da Câmara esteve no local e […]
Deputados criticam corte de árvores na Quinta da Boneca

David Geraldes, deputado do PSD na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, criticou “o corte massivo de árvores e desmatação de uma assinalável área na zona da Quinta da Boneca”. “Contactados os Serviços Florestais, informaram que desconheciam tal operação”, referiu David Geraldes, que teve “conhecimento informal” que a fiscalização da Câmara esteve no local e pediu esclarecimentos à Câmara no sentido de saber “qual a finalidade do corte raso daquele povoamento florestal, quantos sobreiros foram abatidos e se foi solicitada autorização para o seu abate”. “Entrou na Câmara algum pedido de viabilidade de urbanização para aquela área ou algum projecto de construção, e que ideia a Câmara perspectiva para aquela área a curto e médio prazo”, questionou. O deputado denunciou ainda que “na Rua Augusto Dias Coimbra, desembocam duas saídas de águas, que em princípio deveriam ser apenas pluviais”. No entanto, “escorrem a céu aberto, dejectos vários, eventualmente de pecuárias ou de limpeza de fossas”. David Geraldes descreveu que “os efluentes podem ter acção de inquinação de águas subterrâneas com claro prejuízos para o Hospital Termal”, frisando que “pode estar em causa a saúde pública e a segurança de pessoas”. António Barros, da CDU, também quis saber “quem autorizou e foi o responsável pelo abate e o que se desenha nos bastidores”. “Está-se a tentar urbanizar aquele espaço”, interrogou. António Barros lembrou que “há uma Lei que proíbe a construção em leitos de cheia e em cima de linhas de água. Trata-se de um crime ecológico se se construir naquela zona além de se perder a beleza natural das fontes e nascentes da zona”, argumentou, exigindo que a autarquia “garanta que não aprova a construção para toda aquela zona”. Vasco Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, testemunhou o abate de árvores e informou a Assembleia que pediu a presença dos fiscais da autarquia para saber o que se estava lá a passar. Quanto ao esgoto a céu aberto, revelou que vai fazer uma visita ao local com um técnico dos Serviços Municipalizados para averiguar o assunto. O presidente da Câmara informou que a Direcção Florestal de Santarém comunicou que “estavam a ser cortados eucaliptos, acácias e outras árvores renováveis”, garantindo que “não havia espécies protegidas”. Fernando Costa relatou que “foi comunicado aos fiscais do Ministério do Ambiente e à brigada do Ambiente da GNR”. Sobre eventuais construções na Quinta da Boneca, descansou os deputados ao afirmar que “ninguém faz urbanizações em zonas proibidas pelo PDM”. Quanto aos esgotos que ali correm, o autarca esclareceu que “tem a ver com alguns quintais existentes”, numa situação em que “as casas que foram construídas sem estações elevatórias”, sublinhando que a conjuntura “está controlada e não parece ser tão grave como se afigura”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.