Evento ao ar livre facilitou a circulação de pessoas Terminou no passado dia 24 o VI Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, traduzindo-se em mais um sucesso alcançado pelo Município e pela empresa municipal Óbidos Patrimonium. Os visitantes que este ano se deslocaram a Óbidos puderam usufruir do evento com um muito maior conforto. O facto de, na sua sexta edição, o Festival Internacional de Chocolate ter decorrido ao ar livre, permitiu uma melhor circulação de pessoas sem que se originassem filas de espera. O balanço é positivo e a organização espera repetir nas edições que se seguirem o sucesso que tem vindo a ser alcançado ao longo destes seis anos. Entre as muitas actividades inseridas no evento contam-se três concursos (Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano e Concurso de Montras de Chocolate), a casa de Chocolate das Crianças, a Exposição de Esculturas em Chocolate, uma Passagem de Modelos em Chocolate e Cursos de Chocolateria. O Concurso Internacional de Receitas de Chocolate destinou-se a não profissionais vindos de todas as partes do mundo. As melhores receitas foram seleccionadas por um júri e a organização convidou os seus autores a irem até Óbidos para, nos dias em que decorreu o Festival, cozinharem em frente ao público. A classificação final ficou assim ordenada: 1.º Prémio, Yseult Jost, França, “Bolo de Óbidos”; 2.º Prémio, Filipe de Almeida Santos, Portugal, “Dim Sum de Chocolate Negro e Yuzu”; 3.º Prémio, Giuseppa Fioretti, Itália, “Chocolate Cake with Candy Aubergines”. Sílvia Sofia Henriques foi a vencedora do Concurso Chocolatier Português do Ano, uma competição destinada a profissionais de pastelaria e restauração que exerçam funções no nosso País. A edição deste ano do Festival do Chocolate lançou ainda um novo desafio: o Concurso de Montras de Chocolate. Este concurso teve como objectivo mostrar os melhores produtos de pastelaria confeccionados em Portugal. Várias pastelarias de Norte a Sul do País foram convidadas a decorar uma montra com produtos em chocolate. A eleita foi a Pastelaria Quente e Bom, de Linda-a-Velha. Um dos pontos obrigatórios deste festival foi a Exposição de Esculturas, verdadeiras obras artísticas em chocolate, realizadas por profissionais do sector alimentar. A Exposição de Esculturas de Chocolate deste ano, que em todas as edições tem uma temática específica, girou em torno dos “Oceanos”. A obra mais votada, quer pelo público, quer pelo júri, foi “O Cabo das Tormentas”, da autoria de Hugo Rebocho, Américo Alexandre e Eduardo Cerqueira. A Passagem de Modelos com Chocolate foi um dos pontos altos do evento, com Merche Romero a fechar o desfile envergando o modelo vencedor intitulado “O polvo enamorado” da autoria de Ana Brito, aluna do Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção. Legendas: 1- Evento ao ar livre facilitou a circulação de pessoas
VI Festival Internacional do Chocolate de Óbidos
Últimas
Artigos Relacionados
Lidl apoia bombeiros do Bombarral com 2.500 euros
O Lidl Portugal reconheceu a importância crucial do trabalho dos soldados da paz, apoiando os bombeiros portugueses com 45.000 euros. O valor será repartido por 18 corporações de norte a sul do país, uma por distrito, sendo os bombeiros do Bombarral os contemplados no distrito de Leiria, indo receber 2.500 euros.
Criada Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade
Foi anunciada a constituição da Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, cuja principal finalidade consiste em valorizar e divulgar as suas atividades, tanto no país como no estrangeiro.
Peniche volta a celebrar o mar no mês de novembro
O Município de Peniche, no âmbito do Dia Nacional do Mar, apresenta um programa diversificado que visa a promoção de vida saudável, uma educação de qualidade, a sustentabilidade ambiental e o envolvimento da comunidade, e de 2 a 28 de novembro são várias as iniciativas desportivas, culturais e gastronómicas.
0 Comentários